Cynthia Verçosa

Cynthia Verçosa
Foto: Carla Mesquita

Artista Plástica, Arte Educadora e Produtora Cultural

Minha foto
Araxá, Minas, Brazil
Graduada em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas – Ênfase em Bidimensional, Licenciatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante. Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba MG/ II Conferência Nacional de Cultura “Diversidade Cultural”, com atuação na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria/Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas. Diretora do Teatro Municipal de Araxá de 2011/14. Diretora Artística do Projeto Tri Ciclo Espetáculos. www.tricicloespetaculos.com.br Sócia/proprietária da Tri Ciclo Produções Apresentadora do Gyro Web Tv no Portal Araxá. www.portalaraxa.com.br Contato com a artista: cynthiavercosa72@yahoo.com.br (34) 991759021

março 31, 2014

Portal Araxá Cultura Acessível II

III Conferência Nacional de Cultura

Aconteceu em Brasília DF, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2013 no Centro de Convenções Brasil 21  a III Conferência Nacional de Cultura, onde participaram da programação 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal. Com direito a voto, os delegados (70% representantes da sociedade civil) elegeram 64 diretrizes para gestão cultural nos próximos anos.
O Nordeste foi a região com mais representantes para o evento: 31% do total, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul (12%) e Norte (9%).
                Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula: “Os microfones estiveram abertos para os mais diversos apelos, para a manifestação de todos. Garantimos a maior e mais representativa mobilização democrática que o setor de políticas culturais já viu no Brasil”
                Na Plenária Nacional que definiu 20 diretrizes como prioridade, entre os destaques dessa votação, estão o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150.
                A PEC 150, apresentada pelo deputado Paulo Rocha do PT/PA , tramita desde 2003 e é um dos temas de maior importância na cultura, pois fortalece um dos principais mecanismos do Plano Nacional de Cultura, que é a distribuição de recursos de forma mais democrática entre todos os entes da federação.
                Proprõe a destinação de recursos à cultura, garantindo a aplicação de 2% da arrecadação tributária da União para o incentivo à cultura.
                Atualmente, o percentual repassado pela União é de 0,6%. Se aprovada, a PEC 150 representará um aumento de R$ 1,3 bilhão para R$ 5,3 bilhões em dinheiro, que serão empregados na preservação, produção e difusão da cultura nacional.
                Assim, possibilitando a execução de vários projetos culturais favorecendo as comunidades.
                Outra diretriz também muito votada nesta Conferência, pede a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de Imóveis Ociosos para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.
                Considerando que estes abrigarão produções em vários segmentos como: artes visuais, artesanato, circo, culturas afro-brasileiras, arquivos, arquitetura e urbanismo, arte digital, culturas populares, cultura indígena, dança, design, literatura, música, moda, patrimônio imaterial, patrimônio material, teatro, museus entre outros reconhecidos pelas respectivas comunidades levando em consideração as especificidades regionais.
                Isto ressalta a importância do trabalho em conjunto de poder público,  produtores/agentes culturais, artistas e sociedade civil para colocarmos em prática metas estabelecidas tão democraticamente em uma Conferência Nacional de Cultura onde representantes de todos os estados estiveram presentes e engajados lutando para uma cultura de qualidade e igualitária.
                Mais informações sobre as Propostas aprovadas na III Conferência Nacional de Cultura, este é o link http://cncvirtual.culturadigital.br/
Obrigada!

Cynthia Verçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário