Cynthia Verçosa

Cynthia Verçosa
Foto: Carla Mesquita

Artista Plástica, Arte Educadora e Produtora Cultural

Minha foto
Araxá, Minas, Brazil
Graduada em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas – Ênfase em Bidimensional, Licenciatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante. Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba MG/ II Conferência Nacional de Cultura “Diversidade Cultural”, com atuação na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria/Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas. Diretora do Teatro Municipal de Araxá de 2011/14. Diretora Artística do Projeto Tri Ciclo Espetáculos. www.tricicloespetaculos.com.br Sócia/proprietária da Tri Ciclo Produções Apresentadora do Gyro Web Tv no Portal Araxá. www.portalaraxa.com.br Contato com a artista: cynthiavercosa72@yahoo.com.br (34) 991759021

março 31, 2014

Acesse: 
www.tricicloespetaculos.com.br
E confira tudo que aconteceu até o momento!



Portal Araxá
Cultura Acessível III

Nos bastidores do Teatro Municipal de Araxá

                A construção do Teatro Municipal de Araxá, sem dúvida foi a contribuição que precisávamos para nossa cidade, espaço este que proporciona grandes apresentações, oportuniza trabalho para profissionais da área de cultura e  principalmente beneficia a população com acesso gratuito a grandes produções.
                Aberto em setembro de 2012, totalizou até dezembro do mesmo ano, 57 eventos de Teatro, Música, Circo, Dança, Palestras, Solenidades, Cinema, Lançamentos de Livros e Mostras de Artes atendendo a um público de  20.530 pessoas.
                Em 2013, tivemos 155 eventos e um público de aproximadamente 45.600 pessoas, dentre os mecanismos de produção mais atuantes no Teatro Municipal de Araxá podemos citar os Espetáculos vindo pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet com 71 apresentações: Teatro, Dança, Música e Circo; a Prefeitura Municipal de Araxá promovendo 19 eventos: Solenidades, Palestras, Teatro, Conferências e Treinamentos e  o Teatro Municipal de Araxá com 18 apresentações de Projetos Internos: Quinta Cultural, Domingo na Praça, Galeria do Teatro, Festival Rock e Terça de Portas Abertas.
As demais apresentações foram promovidas pela Fundação Cultural Calmon Barreto, Escolas de Música, Teatro e Dança, Organizações sem fins lucrativos, Instituições Particulares, Federais e Públicas.
                Isto, sem falar  dos artistas que aqui recebemos e que sempre parabeniza a iniciativa pública da construção e manutenção deste Teatro.  Da equipe técnica de produção que por trás dos bastidores trabalham para que tudo aconteça da melhor maneira possível.
                Este ano, até o momento tivemos 16 eventos totalizando um público de 3.360 pessoas, e já temos uma agenda quase completa até o final do ano com Festivais, Apresentações Teatrais, Música, Circo, Dança, Mostras Artísticas e Solenidades.
                O Teatro Municipal de Araxá além de gratuito e acessível para toda a comunidade, conta com uma equipe de produção interna que está à disposição e preparados para viabilizar todos os eventos agendados.
                Aguardamos sua visita e tenham ótimos espetáculos!

                Alguns canais de comunicação:
                https://www.facebook.com/theatromunicipal.araxa
                agenda.teatromunicipalaraxa@gmail

                Telefone: (34) 36917011

Portal Araxá Cultura Acessível II

III Conferência Nacional de Cultura

Aconteceu em Brasília DF, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2013 no Centro de Convenções Brasil 21  a III Conferência Nacional de Cultura, onde participaram da programação 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal. Com direito a voto, os delegados (70% representantes da sociedade civil) elegeram 64 diretrizes para gestão cultural nos próximos anos.
O Nordeste foi a região com mais representantes para o evento: 31% do total, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul (12%) e Norte (9%).
                Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula: “Os microfones estiveram abertos para os mais diversos apelos, para a manifestação de todos. Garantimos a maior e mais representativa mobilização democrática que o setor de políticas culturais já viu no Brasil”
                Na Plenária Nacional que definiu 20 diretrizes como prioridade, entre os destaques dessa votação, estão o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150.
                A PEC 150, apresentada pelo deputado Paulo Rocha do PT/PA , tramita desde 2003 e é um dos temas de maior importância na cultura, pois fortalece um dos principais mecanismos do Plano Nacional de Cultura, que é a distribuição de recursos de forma mais democrática entre todos os entes da federação.
                Proprõe a destinação de recursos à cultura, garantindo a aplicação de 2% da arrecadação tributária da União para o incentivo à cultura.
                Atualmente, o percentual repassado pela União é de 0,6%. Se aprovada, a PEC 150 representará um aumento de R$ 1,3 bilhão para R$ 5,3 bilhões em dinheiro, que serão empregados na preservação, produção e difusão da cultura nacional.
                Assim, possibilitando a execução de vários projetos culturais favorecendo as comunidades.
                Outra diretriz também muito votada nesta Conferência, pede a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de Imóveis Ociosos para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.
                Considerando que estes abrigarão produções em vários segmentos como: artes visuais, artesanato, circo, culturas afro-brasileiras, arquivos, arquitetura e urbanismo, arte digital, culturas populares, cultura indígena, dança, design, literatura, música, moda, patrimônio imaterial, patrimônio material, teatro, museus entre outros reconhecidos pelas respectivas comunidades levando em consideração as especificidades regionais.
                Isto ressalta a importância do trabalho em conjunto de poder público,  produtores/agentes culturais, artistas e sociedade civil para colocarmos em prática metas estabelecidas tão democraticamente em uma Conferência Nacional de Cultura onde representantes de todos os estados estiveram presentes e engajados lutando para uma cultura de qualidade e igualitária.
                Mais informações sobre as Propostas aprovadas na III Conferência Nacional de Cultura, este é o link http://cncvirtual.culturadigital.br/
Obrigada!

Cynthia Verçosa
 Portal Araxá
Cultura Acessível I
 
Inicialmente gostaria de agradecer pela confiança e pelo o convite do Portal Araxá quando me convidaram para escrever sobre cultura.
A coluna Cultura Acessível como o nome já diz será destinada a informação sobre POLÍTICA CULTURAL em nossa região de forma contínua, gratuita e acessível.
Peço licença para citar dois conceitos, a de CANCLINI (2001:65), as políticas culturais resumem-se a um “conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis e  grupos comunitários organizados a fim de orientar o desenvolvimento simbólico, satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de ordem ou de transformação social”.
E a Teixeira Coelho (1997, p.292) completa essa definição  afirmando que as iniciativas desses agentes visam “promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável”; considera, ainda, política cultural como uma “ciência da organização das estruturas culturais” que tem como objetivo “o estudo dos diferentes modos de proposição e agenciamento dessas iniciativas, bem como a compreensão de suas significações nos diferentes contextos sociais em que se apresentam.”
Atualmente, Araxá respira cultura. Estamos no cenário cultural regional e com um grande destaque, pois nossa cidade conta com um número bastante expressivo de projetos culturais através do mecanismo Lei Rouanet de Incentivo a Cultura pelo Ministério da Cultura e de produtores engajados em pensar projetos e desenvolvê-los na comunidade de forma gratuita.
Iniciativas culturais que educam de forma lúdica as pessoas que os contemplam.
Patrocinados por empresas locais e poder público que atualmente investem e se tornam responsáveis culturalmente e socialmente.
O que me faz a cada dia acreditar na importância de transformação que a ARTE pode fazer as pessoas.
Minha proposta para a Coluna CULTURA ACESSÍVEL é proporcionar e oferecer informações as pessoas sobre este assunto.
Um canal aberto para falarmos sobre CULTURA.
Obrigada!
Cynthia Verçosa
cynthiavercosa72@yahoo.com.br