Cynthia Verçosa

Cynthia Verçosa
Foto: Carla Mesquita

Artista Plástica, Arte Educadora e Produtora Cultural

Minha foto
Araxá, Minas, Brazil
Graduada em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas – Ênfase em Bidimensional, Licenciatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante. Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba MG/ II Conferência Nacional de Cultura “Diversidade Cultural”, com atuação na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria/Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas. Diretora do Teatro Municipal de Araxá de 2011/14. Diretora Artística do Projeto Tri Ciclo Espetáculos. www.tricicloespetaculos.com.br Sócia/proprietária da Tri Ciclo Produções Apresentadora do Gyro Web Tv no Portal Araxá. www.portalaraxa.com.br Contato com a artista: cynthiavercosa72@yahoo.com.br (34) 991759021

novembro 18, 2012

:: Arte e Cultura :: Projeto Tri Ciclo Espetáculos traz teatro no final de semana prolongado em Araxá


Espetáculo “Rei do Mundo” faz duas apresentações no Teatro Municipal de Araxá. Ambas com entrada franca

Publicada em 14/11/2012



Sexta feira e sábado Araxá recebe a história do pequeno Raimundo. Filho de colono de fazenda e apaixonado por animais quer se tornar um médico de bicho. Foto Divulgação

A peça “Rei do Mundo” será apresentada nesse final de semana pelo grupo Fora do Sério. Dias 16/11 às 18h30 na área externa do Teatro Municipal e dia 17 de novembro às 21h na área interna com entrada gratuita. O grupo de Ribeirão Preto, contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte, é uma das atrações de novembro do projeto TRI CICLO ESPETÁCULOS.



Sexta feira e sábado Araxá recebe a história do pequeno Raimundo. Filho de colono de fazenda e apaixonado por animais quer se tornar um médico de bicho. E num belo dia, pensando no seu sonho enquanto voltada da escola, ele ganha um presente que muda a vida dele, um cavalo, o Trapézio.



Na equipe quinze pessoas, entre técnicos e atores, em cada cidade realiza duas apresentações, uma em espaço convencional, como teatro, e outra em local alternativo. “Rei do Mundo” é uma adaptação do primeiro livro da escritora ribeirão-pretana Lucília Junqueira, com texto adaptado com circo e música por Miriam Fontana, atriz e diretora do espetáculo, e a também atriz do grupo, Iana Montanha.



TRI CICLO ESPETÁCULOS



O projeto que já se tornou referência em Araxá, contemplou cerca de três mil pessoas que assistiram, durante a Segunda Edição realizada recentemente, espetáculos de dança, teatro, música instrumental e circo em Araxá. Realizado pela artista plástica Cynthia Verçosa, tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e patrocinado pela empresa CBMM e Fundação Rio Branco, ambas de Araxá.



Para ter esse apoio vários critérios são obtidos. “Primeiro com uma pesquisa do que precisamos na cidade e região, se precisamos formar público para eventos, se precisamos formar profissionais na área (no caso das oficinas de formação), e principalmente fomentar a cultura. Importante também, que pensamos em colocar apresentações de várias regiões do país como Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, isto enriquece a produção local”, explica Cynthia Verçosa.



A programação é montada por uma equipe de profissionais da área cultural, o TRI CICLO ESPETÁCULOS tem um curador, o artista circense Rodrigo Robleño. “Ao mesmo tempo que possibilitou novos e grandes eventos, que gerou uma efervescência cultural, como em Araxá, por exemplo, com apoio das empresas que se relacionam institucional e culturalmente com a cidade através de projetos como o TRI CICLO ESPETÁCULOS, é dinheiro público sendo utilizado para o bem do público, e quanto mais e melhor esse dinheiro for aplicado, melhor será, tanto para os artistas, que são profissionais da arte e do entretenimento, quanto para o público, que são os consumidores e apreciadores dessas artes”, ressalta Robleño.



Um dos resultados já apresentados pelo projeto é o número de acessos no site www.tricicloespetaculos.com.br que até o começo desta semana teve 60.779 acessos, sendo 4.580 somente neste mês de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário