Cynthia Verçosa

Cynthia Verçosa
Foto: Carla Mesquita

Artista Plástica, Arte Educadora e Produtora Cultural

Minha foto
Araxá, Minas, Brazil
Graduada em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas – Ênfase em Bidimensional, Licenciatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante. Delegada de Cultura representante do Alto Paranaíba MG/ II Conferência Nacional de Cultura “Diversidade Cultural”, com atuação na área, desenvolvendo Projetos Culturais e Sociais, produção de Mostras de Arte e Curadoria/Produção de Espetáculos e Oficinas Artísticas. Diretora do Teatro Municipal de Araxá de 2011/14. Diretora Artística do Projeto Tri Ciclo Espetáculos. www.tricicloespetaculos.com.br Sócia/proprietária da Tri Ciclo Produções Apresentadora do Gyro Web Tv no Portal Araxá. www.portalaraxa.com.br Contato com a artista: cynthiavercosa72@yahoo.com.br (34) 991759021

maio 06, 2014






UM RÉQUIEM PARA ANTONIO

                O Teatro Municipal de Araxá recebe no dia 8 de maio às 20 horas o espetáculo “UM RÉQUIEM PARA ANTÔNIO, inspirado na lendária inveja de Antônio Salieri por Wolfgang Amadeus Mozart.
                Texto inédito de Dib Carneiro Neto tem direção de Gabriel Villela, com Elias Andreato (no papel de Salieri) e Claudio Fontana (no papel de Mozart). Completam o elenco Nábia Villela e Mariana Elisabetsky. O pianista Fernando Esteves também está em cena.
                No ano em que completa 25 anos de trajetória artística, Gabriel Villela lança novo trabalho, “Um Réquiem Para Antônio”. A estreia aconteceu no dia 17 de janeiro, sexta-feira, no Teatro Tucarena localizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A ideia de fazer um espetáculo sobre a inveja do compositor italiano Antônio Salieri(1750–1825) pela vida e obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791) foi do ator Elias Andreato, que sugeriu o tema para Dib Carneiro Neto escrever uma peça em que ele e Claudio Fontana atuassem juntos. Dib e Claudio se envolveram com a proposta e um ano e meio depois a peça estreia regida pelas mãos do encenador Gabriel Villela. “Aqui temos uma reunião de artistas que se admiram e se complementam” comenta o produtor e ator Claudio Fontana.
                No texto de Dib, Salieri, trancafiado em seu quarto, de forma delirante, acerta contas, no leito de morte, com o ‘fantasma’ ou ‘a visão’ daquele que, morto 34 anos antes dele e precocemente (perto de completar 35 anos de vida), foi alvo de muita inveja: Mozart.
                Diz a lenda do mundo da música clássica, reforçada pela ficção, que Salieri enlouqueceu perseguindo Mozart no período em que conviveram na Áustria, tentando destruí-lo e procurando impedir sua criação, pois queria ser ele a personalidade musical mais notória de seu tempo, com vistas a deixar uma obra eterna, a ser cultuada por todas as gerações futuras. Não conseguiu. Mozart fracassou na vida, mas triunfou na música.
                O autor afirma que foi muito prazeroso escrever sabendo que seria para Elias e Claudio atuarem. “Os dois, na vida, têm uma relação muito próxima de amizade e uma dinâmica de interação baseada em muita brincadeira. Isso me inspirou no desenvolvimento da dinâmica também entre os personagens, ou seja, Mozart tratando Salieri do mesmo jeito que Claudio trata Elias: com um humor inteligente, com um carinho e uma admiração disfarçados de muita provocação. E Elias respondendo a isso como um Salieri rabugento, irritadiço, impaciente.“
                A encenação de Gabriel Villela aponta o lado mítico da inveja, trazendo um Salieri sombrio, confuso e frágil em contraponto a um Mozart gozador, confiante e ágil. Um pequeno picadeiro florido criado por Gabriel em parceria com o cenógrafo Márcio Vinícius recebe o embate entre esses dois compositores com narizes de clown e figurinos que imprimem o arquétipo dos personagens antes mesmo das palavras aparecerem no espetáculo. Os figurinos são assinados pelo diretor. Os adereços foram todos confeccionados pelo artista plástico Shicó do Mamulengo, do Rio Grande do Norte.
                Para a elaboração da parte musical Gabriel convidou uma importante e frequente parceira artística de seus trabalhos mais recentes, a italiana Francesca Della Monica, antropóloga da voz, pesquisadora de voz da Universidade de Firenze, Itália, e também responsável pela pedagogia na Fondazione Pontedera Teatro, onde o diretor teatral polonês Jerzy Grotowski viveu seus últimos anos. "Minha relação artística e humana com Gabriel é o encontro entre duas almas gêmeas que têm um sentido comum da arte , do teatro entendido como lugar da poesia e terra de cruzamento das experiências estéticas mais importantes", relata Francesca.
                Com informações cedidas pela produção deste grandioso espetáculo resta-nos aguardar por grandes emoções nesta “Quinta Cultural” no Teatro Municipal de Araxá.
                Lembrando que os convites serão distribuídos uma hora antes no Hall do Teatro e a classificação é de 14 anos.
                Bom espetáculo a todos!
               
Cynthia Verçosa


I Festival Cultura na Canastra

                Nos dias 15 e 16 de Abril de 2014, aconteceu no Arraial de São João Batista na Serra da Canastra o projeto piloto “I Festival Cultura na Canastra”.
                O Festival contou com o Apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, Araxá Convention Bureau, Associação do Circuito Turístico da Canastra, COMTUR, a empresária Alda Sandra Barbosa Marques, Rede Bull, Papelaria Central, Casa das Linhas, Rocha Just Juggling (Empresário José Verçosa) e Pousada São João Batista (Empresário Marcos Mapelli).
                Com o objetivo de trabalhar a questão ambiental através das artes plásticas e cênicas para as comunidades carentes dos Municípios do Circuito Turístico da Canastra. Nesta 1ª edição, as crianças da Escola Municipal Serra da Canastra, participaram da Oficina de Fantoches de garrafa Pet, criados à partir de material reciclável encontrado pelas crianças no próprio arraial onde vivem, possibilitando a conscientização ecológica com ações voltadas à Sustentabilidade Ambiental, além de proporcionar meios para o desenvolvimento da criatividade artística.
                Cerca de 140 pessoas entre crianças, adultos e visitantes, estiveram presentes na praça do Arraial, no dia 16, onde o Ator, Diretor e Professor, Rodrigo Robleño, se apresentou como Palhaço “Viralata do Brasil”, trazendo um espetáculo inesquecível para as crianças e a comunidade de São João. O artista trabalhou no espetáculo Varekai do Cirque du Soleil. A apresentação envolveu a todos trazendo alegria e diversão, adoçados com pipocas e pirulitos.
                Segundo Rodrigo Robleño em seu depoimento: “TRABALHEI NO CIRQUE DU SOLEIL e apresentei ao redor do mundo, no Royal Albert Hall e outras cidades de sonho... com meu trabalho, apresentei em vários festivais internacionais, eventos diversos, às vezes pra mais de 5 mil pessoas.
                Mas é lindo ter a oportunidade de me apresentar numa vila isolada do planeta, com 140 pessoas, muitas delas que nunca viram teatro... e sair amado”.
                Os bonecos feitos pelas crianças ficaram em exposição durante o evento para apreciação de todos.
                Ao final do espetáculo foram sorteados brindes de malabares doados pela empresa ROCHA Just Juggling de Araxá para as crianças e distribuídos livros de receitas e material informativo e de divulgação para os adultos cedidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias.
                O Projeto “I Festival Cultura na Canastra”, acredita que juntos podemos fazer um futuro melhor!
                E isto é possível através de parcerias! Obrigada a todos que acreditaram nesta ideia!
                O muito obrigada a Gestora do Circuito da Canastra -  Ivana Antenucci pelas palavras e participação ativa neste evento!


                Cynthia Verçosa